À primeira vista autoconhecimento é sobre conhecer a si próprio, mas mais do que isso, requer sobretudo se RE-conhecer e RE-significar sua existência.
A jornada do autoconhecimento pode acontecer de diversas formas. Em psicoterapia envolve trabalhar a busca de seu propósito, bem como do cuidar de si e ser cuidado. Envolve também reformular as diversas formas na relação consigo, com os outros e com o mundo.
No caminho do autoconhecimento o psicoterapeuta identifica as fraquezas para em seguida encontrar as fortalezas. É fazendo esse processo que o psicólogo mediará seu paciente para o caminho daquilo que realmente importa para ele. Nessa trajetória, o objetivo da psicoterapia é trazer sabor para a vida do paciente.
Se conhecer é determinar limites, é entender seu corpo tanto quanto suas emoções.
É habituar-se ao bem-estar físico e mental, independentemente do tempo e da idade.
A busca por se autoconhecer envolve inteligência emocional. Além disso, envolve construir uma relação de confiança e honestidade para consigo mesmo. Requer desenvolver a capacidade de enfrentar dificuldades, conflitos e acima de tudo os desafios que a vida impõe.
No processo de se conhecer, você reconhece suas conquistas e apropria-se delas para viver melhor, abrindo um horizonte para seu futuro.
Ao mesmo tempo, ressignifica seu passado, seu ser, sua história, sua cultura e ancestralidade.
Autoconhecimento definitivamente tem a ver com o legado social que queremos deixar para o mundo.
Envolve compromisso e responsabilidade consigo, bem como com os outros.
A pessoa que se conhece, se relaciona melhor com sua família, com seus amigos, com seu trabalho e com todos ao redor.
Ou seja, o autoconhecimento media o processo de autoconhecimento do outro, fazendo com que aqueles próximos a nós também evoluam com a gente.
Busque se autoconhecer. O autoconhecimento acima de tudo é um investimento para a vida, com mudanças significativas a longo prazo e em todos os sentidos.
Procure um profissional especializado que possa lhe auxiliar nesse processo. Faça psicoterapia!
Comments