Certamente a depressão não é somente uma tristeza profunda. Acima de tudo envolve um sentimento de vazio existencial. Por exemplo, quando uma pessoa está deprimida, não enxerga o futuro para si, fica presa no passado, em questões mal resolvidas ainda não superadas. Ou seja, a seu ver, seu projeto de vida está fracassado.
Além disso, perde o prazer e a vontade de fazer as coisas, mesmo cotidianas e simples, como por exemplo caminhar, tomar banho, comer ou até sorrir.
Afinal, por que ficamos deprimidos?
A depressão é considerada uma doença grave. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a chance de uma pessoa ficar depressiva ao longo de sua vida é de 15,5%. As mulheres são mais atingidas do que os homens. Após os 30 anos de idade é mais comum uma pessoa ficar depressiva. Pessoas que moram em países como o Brasil, sofrem mais com a depressão que aquelas dos países desenvolvidos. Ou seja, a depressão tem tudo a ver com a realidade social, política, econômica e cultural na qual a pessoa vive.
Acontecimentos traumáticos como a perda de um familiar, desemprego, ou uma doença grave, também aumentam as chances de depressão.
Os sintomas de depressão mudam de pessoa para pessoa, os mais comuns são:
Falta de esperança e pessimismo para com a vida;
Perda de foco e atenção;
Esquecimentos;
Falta de prazer pelas coisas e atividades;
Perda ou ganho de peso;
Insônia ou excesso de sono;
Sentimento de cansaço e perda de energia;
Sensação de inutilidade ou culpa;
Irritabilidade e ansiedade;
Isolamento social;
Baixa Autoestima
Como tratar:
O tratamento de depressão inclui psicoterapia, medicamentos, suporte familiar e de amigos próximos.
A psicoterapia é uma grande aliada pois o psicólogo avalia a pessoa em conjunto com seu médico. Além disso, trabalha para diminuir os sintomas e sentimentos ruins, bem como maneiras de superar ao longo da vida. Tanto quanto a terapia, o suporte dos familiares e amigos é fundamental e por isso, o psicólogo trabalha com foco também na rede de apoio de seu paciente.
Se você sofre com depressão, procure ajuda profissional.
Comments