top of page
  • Foto do escritorAndreia M. Mortari

O QUE É ANSIEDADE E COMO CONVIVER COM ELA?

Atualizado: 14 de set. de 2023

Antes de tudo é importante esclarecer que a ansiedade acontece com todo mundo. Ainda assim, cada pessoa a sente de uma maneira única.

É uma sensação tanto psicológica quanto física, quando antecipamos algo ou alguma situação. Podemos senti-la como algo bom ou ruim.

É portanto, um estado de alerta do nosso organismo para reagir. O medo por exemplo, pode ser benéfico e proporcional, nos fazendo enfrentar a situação. Contudo, sentir medo é diferente de viver com medo.

Todos ficamos ansiosos, porém nem todos nos complicamos com a ansiedade. Em outras palavras, cada pessoa tem seu jeito único de sentir e compreender a ansiedade. Tudo dependerá de sua história de vida, de como enxerga seu futuro e de como une tudo isso na sua vida presente.

Ela envolve nosso corpo e nossas emoções, e além disso, envolve nossa imaginação, nossas crenças e nossas percepções. Pode ser passageira ou durar muito e ser desproporcional a realidade.

A princípio, podemos controlar aquilo que nos deixa ansiosos, respirando corretamente, refletindo e desfocando daquilo que gera a ansiedade. Procure porém e principalmente, compreender como ela ocorre, pois isso é fundamental para que ela passe e para que você saiba lidar com ela.


Outras questões também podem influenciar.


Ainda mais, é importante destacar que não são só as emoções que aumentam a ansiedade.


Substâncias químicas, algumas doenças como por exemplo o hipertireoidismo, bebidas alcóolicas, estimulantes (como café), TPM, podem aumentar seus sintomas. Preste atenção nisso e veja como seu organismo reage.


Por fim, se você tem dúvidas sobre como a ansiedade lhe atinge e percebe que ela está desproporcional com as situações vividas, procure um psicólogo.


Afinal, este é o profissional melhor preparado para lhe ajudar a encontrar meios de minimizar seus sintomas e dessa forma, lhe proporcionar maior qualidade de vida. A ansiedade pode e deve ser tratada. Não sofra mais por antecipação, aprenda a lidar e encontrar meios de conviver com ela. Cuide de você!

20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page