top of page
  • Foto do escritorAndreia M. Mortari

FIM DO RELACIONAMENTO AMOROSO - 7 DICAS DE COMO SUPERAR

Quem nunca partiu um coração ou teve um coração partido? De fato, podemos afirmar que o fim do relacionamento amoroso não é só sentir falta da outra pessoa. Acima de tudo, é encarar o vazio da relação-que-não-existe-mais. Nesse sentido romper uma relação é quebrar uma rotina a dois e reconstruir uma rotina a só.


Conforme os dados do IBGE apontam que o número de divórcios cresceu mais de 160% na última década. Visto que de 2020 para 2021 o aumento foi de 24%. As mulheres pedem mais o divórcio, 70%, enquanto os homens 28%. Posto que a curto prazo a mulher sofre mais que o homem com a separação. Ainda assim, a longo prazo são elas que se recuperam melhor e ficam emocionalmente mais fortes.


Independentemente de quem pede ou sofre mais, um coração partido não se esquece, se supera. Portanto, é importante fortalecer a autoestima e a confiança em si mesmo, já que essas são as mais abaladas com o rompimento, especialmente para quem sofre a desilusão.


Acompanhe abaixo dicas para melhor superar o Fim do relacionamento e seguir em frente:


1. Viva o luto da separação. Conflitos amorosos causam muita dor. Se precisar chore. Deixe que os sentimentos fluam para que a dor amenize.


2. Evite começar uma relação sem romper emocionalmente outra. Não é verdade que dor de amor se cura com outro amor. Podemos esquecer uma pessoa incluindo outra, por outro lado, como fica o sentimento de mágoa e ressentimento quando mal curado? Feridas abertas deixam marcas que se não superadas, prejudicam relacionamentos futuros e podem até proporcionar o sentimento de nunca mais ser feliz em uma relação amorosa.


3. Livre-se do sentimento de culpa e fracasso. Fortaleça sua autoestima através do autoconhecimento. Busque compreender o que a relação trouxe de positivo para você e aproprie-se disso para viver melhor dali em diante. A psicoterapia aliada às técnicas de respiração, são eficazes nesse processo.


4. Aprenda a viver sozinho (a). Encontre seus pequenos prazeres e invista em coisas que você gosta. Evite contato com seu (a) ex. Use seu tempo e energia com você.


5. Ainda que difícil, conte com o tempo. Ele é um forte aliado e se encarrega de nos proporcionar momentos e mostrar novamente o caminho para nos encontrarmos em outros relacionamentos afetivos.


6. Esteja entre amigos. Perder alguém é perder-se por um tempo, esvaziar-se. Sendo assim, procure estar perto de pessoas que preencham seus dias com atividades que lhe distraiam e te façam bem.


7. Tenha uma rotina de autocuidado. Se exceder na comida ou na bebida, que não seja com frequência e no intuito de autopunição. Saia para caminhar ou correr. A adrenalina ajuda a liberar a raiva e trazer sensação de bem-estar. Tome bastante água, olhe para o céu e para o mar e respire fundo.


A superação de um fim de relacionamento começa pelo autoconhecimento. Invista em sua saúde mental e se precisar de ajuda, faça psicoterapia.

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page