
A ansiedade é uma condição humana universal, mas também singular de cada pessoa.
É uma experimentação psicofísica diante da antecipação de algo ou situação. Pode ser concreta ou não, boa ou ruim.
É um estado de alerta do nosso organismo para reagir diante de determinada situação. O medo pode ser benéfico e proporcional, nos faz agir e enfrentar a situação. Sentir medo é diferente de viver com medo.
Todos ficamos ansiosos, mas nem todos nos complicamos com a ansiedade. Cada um experimenta e compreende a ansiedade de sua maneira.
A ansiedade envolve nosso corpo, nossas emoções, o imaginário, nossas crenças e nossas percepções. Ela pode ser passageira e reativa ou crônica desproporcional.
Podemos controlar aquilo que nos deixa ansioso, mas a experimentação de ansiedade não. Quando ela nos atinge, somos instantaneamente tomados por ela. Respirar corretamente ajuda, mas é necessário desfocar do gatilho que gerou a ansiedade para que ela passe.
Substâncias químicas, algumas doenças como hipertireoidismo, bebidas alcóolicas, estimulantes como café, TPM, podem potencializar os sintomas de ansiedade.
Se você tem dúvidas sobre como a ansiedade te atinge e percebe que ela está desproporcional com as situações vividas, procure um psicólogo. Ele poderá lhe ajudar a encontrar meios de minimizar os sintomas e te proporcionar maior qualidade de vida.
Comments